terça-feira, 22 de maio de 2012

Porsche 914

Em 1969, foi apresentado no salão de Genebra - Suíça, o Porsche 914, também conhecido como Volkswagen Porsche. A Porsche queria popularizar sua marca e lançou este modelo que unia o design Porsche com a simplicidade e confiabilidade da mecânica VW. A carroceria era feita pela Karmann e a mecânica VW.



O 914 tinha um desenho suave, mas ao mesmo tempo pouco fora do convencional, mas não era audacioso. O motor era um boxer ( similar ao do fusca) de 4 cilindros 1.7 injetado refrigerado a ar posicionado no centro, logo após os bancos e gerava 80hp de potência. Assim como o Fusca, o porta malas fica na frente onde abriga o estepe. Ele comportava somente 2 pessoas e poderia se transformar em um conversível, retirando sua capota, onde era guardado no compartimento próximo ao motor.




As rodas Fuschs estampavam o símbolo da Porsche, e no centro do volante esta o brasão da fabrica da Wolfsburg da VW assim como o logo na tampa do motor, misturado ao nome Porsche. Houve evolução na motorização do 914, que, mais tarde foi equipado com um motor boxer 2.0 com 100hp, e por fim, um motor boxer 2.0 de seis cilindros com 110hp e atingia incríveis 220 quiômetros por hora.



O 914 participou de várias competições na Europa e nos EUA em provas de longa distância, como a 24 Horas de Le Mans, na França, ou a 1.000 Quilômetros de Monza, na Itália. Dentro de sua categoria, sempre fez bonito. O modelo de corrida, feito sob encomenda, se distinguia dos outros pelos faróis de longo alcance redondos sobre o capô e pelas rodas Fuchs com pneus mais largos. Foram produzidos 115 mil exemplares do 914 entre 1969 à 1976. A história da Porsche e da VW se cruzaram para criar um belíssimo projeto atualmente cobiçado por colecionadores!


  

Fonte: http://paixaoporfusca.blogspot.com.br/2011/01/porsche-914-um-esportivo-com-mecanica.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário