Porsche 914
Em 1969, foi apresentado no salão de
Genebra - Suíça, o Porsche 914, também conhecido como Volkswagen
Porsche. A Porsche queria popularizar sua marca e lançou este modelo que
unia o design Porsche com a simplicidade e confiabilidade da mecânica
VW. A carroceria era feita pela Karmann e a mecânica VW.


O
914 tinha um desenho suave, mas ao mesmo tempo pouco fora do
convencional, mas não era audacioso. O motor era um boxer ( similar ao
do fusca) de 4 cilindros 1.7 injetado refrigerado a ar posicionado no
centro, logo após os bancos e gerava 80hp de potência. Assim como o
Fusca, o porta malas fica na frente onde abriga o estepe. Ele comportava
somente 2 pessoas e poderia se transformar em um conversível, retirando
sua capota, onde era guardado no compartimento próximo ao motor.


As
rodas Fuschs estampavam o símbolo da Porsche, e no centro do volante
esta o brasão da fabrica da Wolfsburg da VW assim como o logo na tampa
do motor, misturado ao nome Porsche. Houve evolução na motorização do
914, que, mais tarde foi equipado com um motor boxer 2.0 com 100hp, e
por fim, um motor boxer 2.0 de seis cilindros com 110hp e atingia
incríveis 220 quiômetros por hora.


O
914 participou de várias competições na Europa e nos EUA em provas de
longa distância, como a 24 Horas de Le Mans, na França, ou a 1.000
Quilômetros de Monza, na Itália. Dentro de sua categoria, sempre fez
bonito. O modelo de corrida, feito sob encomenda, se distinguia dos
outros pelos faróis de longo alcance redondos sobre o capô e pelas rodas
Fuchs com pneus mais largos. Foram produzidos 115 mil exemplares do 914
entre 1969 à 1976. A história da Porsche e da VW se cruzaram para criar
um belíssimo projeto atualmente cobiçado por colecionadores!


Fonte: http://paixaoporfusca.blogspot.com.br/2011/01/porsche-914-um-esportivo-com-mecanica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário