segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Carros e músicas



Para aqueles que desejam estar no topo das paradas, a fórmula de sucesso do momento é essa: Crie “canções” falando de carros. Foi assim que a dupla Munhoz e Mariano saiu do anonimato de sua CG direto para a fama com seu Camaro Amarelo. Gabriel Gava também não perdeu tempo e soube aproveitar a dica. O cara está ganhando muita grana (e muitas mulheres!) com o fundo da sua Fiorino.
Mas se engana quem pensa que a fórmula é uma novidade. Carros são inspiração para compositores há muito tempo. Vamos relembrar algumas músicas e cantores que ficaram famosos por falar de carros, e carros que ficaram famosos por serem temas de músicas:

Roberto Carlos – O Calhambeque

Enquanto seu Cadillac estava no mecânico, o rei teve que usar o “quebra-galho”. Até que um broto quis andar no Calhambeque e Roberto se apaixonou pelo carro. Isso tudo foi descrito na música, mas na vida real, o cantor tem mesmo um exemplar do Calhambeque, que foi reformado em 2008. O responsável pelo “trato na caranga” foi ninguém menos que Emerson Fittipaldi!


Almir Rogério – Fuscão Preto

Os autores Jeca Mineiro e Atílio Versuti assumem que a inspiração para compor esse clássico sertanejo veio de uma traição verídica. Além da guampa, a música rendeu mais de 1 milhão de discos vendidos e até um filme com participação da Xuxa. Essa letra ficou famosa na voz de Almir Rogério, que já foi dono de cinco fuscas pretos.


Mustang cor de Sangue – Wilson Simonal

Esse cantor brasileiro caiu em esquecimento a partir da década de 80, mas deixou em seu legado essa pérola, que além do Mustang cor de sangue, também cita um “Corcel cor de Mel”.


Mustang Sally – Wilson Pickett

Pelo visto, a paixão dos Wilson são os Mustangs. O Wilson americano inspirou-se para criar a canção quando uma amiga lhe disse que gostaria de ter um Ford Mustang. 


Mercedes Benz – Janis Joplin

Janis gravou a capella a canção escrita por ela, Michael McClure e Bob Neuwirth três dias antes de morrer. A canção fala sobre consumismo, onde ela pede que um senhor lhe compre uma TV a cores e uma noite na cidade, além de uma Mercedez Benz para se equiparar com seus amigos que dirigem Porsches.


Simca Chambord – Camisa de Vênus

A banda brasileira não quis homenagear o automóvel com essa canção Rockabilly, e sim falar sobre política. Na letra, o pai do personagem comprou um Simca Chambord, que serviu para que ele pudesse pegar a mulherada na garagem de sua casa (a repressão tirou as pessoas das ruas com o toque de recolher). E quando a letra fala "eles fizeram pior, acabaram com o Simca Chambord" faz referência ao golpe militar, onde tudo que fosse fabricado no Brasil era passado para o poder Norte-Americano (na época a Simca do Brasil foi entregue à americana Chrysler).


Pelados em Santos – Mamonas Assassinas

A canção de maior sucesso dos brasilienses traz em sua letra um convite para um passeio até a cidade de Santos numa VW Brasília, que além de amarela, tinha rodas da marca Gaúcha, sucesso de vendas ao final da década de 80. A canção foi a mais tocada nos rádios no ano de 1995.


Temos ainda muitas outras músicas que falam sobre automóveis. Algumas não falam de um modelo específico, como Angélica e seu táxi, o caminhão que a moça roubou do Matanza e o carro velho da Ivete Sangalo.

Está mais que comprovado que música e carro são paixões em todo o mundo, e elas andam juntas desde que inventaram o sistema de som para carros. Selecione as canções que você mais gosta, coloque para tocar no seu possante e curta a estrada!

Abraços
Mallú Pereira









2 comentários: