quarta-feira, 13 de março de 2013

SP2 - Um clássico brasileiro


       O significado do nome SP2 pode ser Sport Prototype ou então uma homenagem à cidade de São Paulo onde foi projetado. Porém o mais importante não é o nome, e sim sua história.
       O primeiro carro nacional totalmente projetado no Brasil foi lançado durante o auge do sucesso do Puma GTE, no início dos anos 70. O SP2 tinha alguns itens que o destacava dos concorrentes do mercado esportivo: chapa de aço, melhor acabamento, bancos anatômicos de couro, cintos de segurança de três pontos, velocímetro com hodômetro parcial, conta-giros, marcador de temperatura do óleo, amperímetro e relógio.  O SP2 possuía muitos detalhes incomuns para a época, como os frisos laterais em vermelho refletivo, limpadores de para-brisas com hastes pantográficas, para-choques de borracha e dois porta-malas. Em 1972 a revista Quatro Rodas afirmava que em acabamento e estilo, o SP2 não perdia para outros GTs europeus do seu tamanho.

       Abaixo, algumas publicidades da época (clique na imagem para ampliar)




       Mas se você quiser ter um SP2, vai ter que procurar bastante. Foram produzidas pouco mais de 10 mil unidades apenas. Que tal então um Hot Wheels?


fontes:
http://revistaautoesporte.globo.com/Classicos
http://bestcars.uol.com.br
http://www.vwsp2.com.br
Mallú Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário