O significado do nome SP2 pode ser Sport Prototype ou então uma homenagem à cidade de São Paulo onde foi projetado. Porém o mais importante não é o nome, e sim sua história.
O primeiro carro nacional totalmente projetado no Brasil
foi lançado durante o auge do sucesso do Puma GTE, no início dos anos 70. O SP2
tinha alguns itens que o destacava dos concorrentes do mercado esportivo: chapa de
aço, melhor acabamento, bancos anatômicos de couro, cintos de segurança de três
pontos, velocímetro com hodômetro parcial, conta-giros, marcador de temperatura
do óleo, amperímetro e relógio. O
SP2 possuía muitos detalhes incomuns para a época, como os frisos laterais em
vermelho refletivo, limpadores de para-brisas com hastes pantográficas, para-choques
de borracha e dois porta-malas. Em 1972 a revista Quatro Rodas afirmava
que em acabamento e estilo, o SP2 não perdia para outros GTs europeus do seu
tamanho.
Abaixo, algumas publicidades da época (clique na imagem para ampliar)
Mas se você quiser ter um SP2, vai ter que procurar bastante.
Foram produzidas pouco mais de 10 mil unidades apenas. Que tal então um Hot
Wheels?
fontes:
http://revistaautoesporte.globo.com/Classicos
http://bestcars.uol.com.br
http://www.vwsp2.com.br
Mallú Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário